Pesquise aqui.

6/20/20

A situação do Brasil diante da pandemia quase que estaria pior nos dias atuais.

A situação do Brasil diante da pandemia quase que estaria pior nos dias atuais

Quando o Ex Ministro Mandetta entrou na batalha contra o Covid-19, apenas um “rastilho de fumaça bem longe” se projetava na América, não deixando assim ser possível aperceber do “rastilho de pólvora” que era aquela situação pela frente. A inconsistência era grande no sentido de abominar tal fato, abominar com tamanha incoerência a ponto de menosprezar como se fosse uma “pequena onda” não uma situação tão embaraçosa a ponto de tamanhos prejuízos. Jamais se poderia imaginar com o que conviveríamos pela frente.

O mais interessante era que na China a gravidade apontava como a ponta de um iceberg para o Mundo. A comunidade científica tinha seus prognósticos, agora como retroalimentar os conselhos de certo malefício a deparar com os povos, como alinhar o pensamento de céticos e não cético o que podemos dizer que ninguém é perfeito e essa imperfeição que move o Mundo assim como em Erasmo de Rotterdam escreveu em 1509 o ensaio intitulado “O elogio da loucura”. Esse nos dá a perceber que a imperfeição faz parte do mundo em que vivemos e sem ela talvez, jamais existiria mundo.

Ainda quando na Itália o pico da doença só crescia, crescia também a notoriedade cética entre alguns no mundo. Assistiam a tudo de boque abertos, mas com exceções de muitos que percebiam os acontecimentos e lutando ferozmente, conseguiram na medida do possível controlar o mal, isso se tratando da China. Não se pode olhar com olhares condenatórios o que passamos com esses problemas, devem sim, cada um fazer sua parte. O Mundo está em pleno processo de mudança. Está se modificando, a religião nestes dias ajuda muito.

É tempo de se perceber o quanto a religiosidade faz presente na hora em que o ser humano depende de afago e carinho. Essa eleva o espírito deste, dando forças a lutar. Como a psicologia também é importante. Motivos de o homem ser feito de fé, essa fé que o eleva a acreditar que irá passar por este inconveniente e lá na frente poder olhar para trás e contar sua história. Uma história em que se une a ciência, fé, religião, sem algum destes mecanismos é difícil conviver nestes dias. Quem teme, respeita, não chega a dizer respeitar pelo medo, mas sim, se cuidar de si e dos outros.

O mundo é feito de imperfeições, eu mesmo se apego a Deus e a ética a fim de ser compassivo comigo mesmo a ponto de não me submeter a pontos obscuros na vida. Somos imperfeitos, más, esta imperfeição não pode nos dominar a ponto de nos afastar de nossos anseios e respeitar pluralidades, não assumindo o papel de superiores. A beleza da vida está em conviver se relacionando com um mundo que se preocupa com o futuro de seus cidadãos e seus descendentes. Quando pensamos assim, nada que possa macular nossas pretensões de um mundo melhor prosperará contra nós.

Devemos muito ao Ex Ministro Mandetta, pois, este segurou uma pandemia em que o Brasil não seria suficientemente capaz de resistir. Podemos dizer que ainda que com poucos recursos existentes, fez sim diferença. Muitas vidas foram salvas. Na verdade não colocou seu ego diante do que deveria fazer assim como quem o sucedeu o Ex Ministro Nelson Teich esse foi comedido buscando se aprimorar o que vinha sendo desempenhado, desse modo com sabedoria, já que, pouco se podia fazer.

Quando                                                                                                                   

Percebemos que de maneira alguma sistematicamente se opôs contra o trabalho desenvolvido, antes buscando realimentar algo que notoriamente passível de muita afinidade entre os participantes que sem essa afinidade não fosse capaz de resultados satisfatórios. Esse também merece nossos agradecimentos, pois, deixou claro a todos os brasileiros o quanto a vida de cada cidadão importa, por esse motivo deixou o ministério. Quando se percebe atos destes tipos devem ser sim elogiados. São pessoas que põe acima de tudo em primeiro lugar sua dignidade de pessoa de bem.

Somos imperfeitos, sim, todos erramos, sim, podemos concertar tudo, não se consegue fazer tudo que se quer sem apoio, não. Existem coisas na vida que a ética nos deixa sempre a perceber o quanto estamos colocando acima de todos nossos anseios firmados a se desenvolver de tal forma essa nos dá parâmetros a perceber o quanto estamos desviando de nossa conduta e quando assim acontece, uma “luzinha lá no fim do túnel apita” e percebemos que nossas obrigações não podem ser maculadas, retrocedemos a nossos princípios, pois só assim viveremos em paz conosco mesmos.

Se todos, fossemos compassivos conosco mesmos pensando em sermos éticos diante de nossas obrigações, percebendo que na vida uns dá o de melhor para que no futuro outros sejam beneficiados e possivelmente uma nação justa, logo todas as coisas ruins que acontecem, assim como, maldades que do nada acontece, roubos de consciências, ou melhor, falsas ideologias que colocam em xeque todo um contexto histórico de uma nação, seriam difíceis essas proliferações.

Como pensar em poder, quando mortes acontecem a todo instante. Creio eu que o poder não significa ser, “acima de tudo”. O homem tenta a defender seus anseios, defende seus ideais, protege os seus e na medida do possível luta a favor de outros. É assim que deveria ser para todos más, como somos todos imperfeitos, não podemos consertar tudo, somos pegos também em nossa imperfeição, más ainda que essa imperfeição exista a todos, devemos através de éticas comportamentais fazer jus à mesma.

O protagonista de um gol no futebol é muito bem visto o herói daquele instante do gol feito por si, de maneira que, houve alguém que antes do gol ou o deixou próximo ao goleiro, fez um lance imprescindível ao ato, até mesmo um terceiro que ao fazer um lance se deu todo aquele contexto qual se resultou no gol, esses dois últimos também tem que ser vistos, sem se contar com os defesos que estão ali na retaguarda defendendo seu goleiro desses impasses. Assim é uma equipe, unida e sem quebra de confiança uns com outros e essa confiança possivelmente nasceu de um técnico. Sem essa confiança, por mais que o time lute, jamais frutificará bons resultados.                                                                                               

 Texto escrito em 20/06/2020.

                                        ------------ Messias Albino -----------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O texto abaixo foi escrito no tempo em que se tinha esperança na não expansão  da epidemia.  

Precisamos nos atentar quanto a situações adversas e incoerentes ao tempo.

             Ficar fora de toda essa pandemia sem atrapalhar os estudos científicos é muito fácil, basta todas as vezes que querer se manifestar a favor, pensar que as palavras mágicas são essas:

 

              fique em casa.          

Ficar enchendo as redes sociais com palavras que não sabemos de onde vem e nem para onde vai, percebemos que assim se torna uma pandemia de Fake news.


Quer contribuir sem atrapalhar diga isso em suas redes sociais; Fique em casa!!! Apoiando também os que trabalham em serviços essenciais, não os desanimando. 

Torna ao mesmo tempo impossibilitando o reconhecimento do que é certo ou errado. Precisamos perceber que enquanto os órgãos precisam informar corretamente as pesquisas sobre o que esta acontecendo, logo informações incoerentes de outras fontes pode distorcer as mesmas.

Entre confusão e ciências, o mais coerente é o acompanhar a ciência.

É constrangedor perceber as pessoas dentro de ônibus lotado, feito como carneiros indo para o matadouro, matadouro sim, ainda que estes possam não estar no grupo de risco, podem levar para casa o vírus e consequentemente também repassar a outros em percursos que precisam fazer.

Não são essas pessoas muitas vezes que estão em risco, mas sim o aumento da pandemia que poderá ser provocado por ser estes veículos de propagação. Contar com espaços sociais é muito importante, cumpri-los melhor ainda.

É sabido que o covid-19 se adaptando aos poucos, que seja por frações mínimas ou não, aos poucos pode se tornar enorme a causa de consequência que poderia ser minimizada.

Ainda que possam pensar que o povo sem trabalho pode sofrer, mas sem a vida também não pode trabalhar. Uma bifurcação de interesses que de um lado a economia e do outro a vida.   Parece que a vida ganha, más, e os que têm que trabalhar, sendo seus trabalhos essenciais à nação. Será que não merecem respeito, ou as condições destes em seu trajeto de trabalhos tem que ser menosprezadas os colocando em risco e consequentemente os seus.   Não se pode “descobrir um santo e cobrir o outro” sem que tenha prejuízo de um lado ou ambos. É preciso um olhar mais compassivo e coerente a muitos que se dedicam em meios a esse dilema que, talvez muitos estão entre ele, mas não queria estar.

É preciso cuidar hoje para não chorarmos amargamente no amanhã.

Texto escrito em 19/03/2020

Texto atualizado em 17/06/2020

                                          -------------- Messias Albino ---------------