Pesquise aqui.

3/08/19

PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL.

PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL 

     Ser negro no Brasil é como ter que passar por peneiras assim como se costuma ser quando se quer ser jogador de futebol profissional. Muitos vão para a peneira, mas poucos de milhares, alguns dez passam para próxima fase. Assim também é como poucos negros vencem no Brasil, ou seja, é raro os negros que conseguem sucesso no país, quando muito esse entre poucos o fez devido ao esporte, seja qual for o segmento do esporte. Não adianta essa estrela que fez sucesso depois da peneira dizer para os que não conseguiram que apenas foi um fato normal (a peneira), Más para cada jogador estrela milhões não conseguiram chegar lá e para esses milhões, ainda que não no tempo deles e sim a seus descendentes a luta continua. 
    Portanto se o negro pensar estar normal e não se guiar como bussola seu passado (história) continuara como os tais testes de futebol (peneira), qual uma estrela para milhões que nunca pode brilhar. Admiro muito os Estados Unidos por ter uma cultura invejável. Palavras que seria um prazer ouvir no Brasil, mas ainda muito distante da nossa realidade. 
      Fico muito contente por sempre termos algo em que se espelhar no sentido de igualdade porque só assim um país cresce, pois isso se chama crescimento de educação a qual se fosse voltada de igual para toda a criminalidade não teria tanto sucesso, visto que muitos dos quais estão ou pertenceram a mesma até muitos que já morreram nesse caminho se tivessem dentro de casa em quem se espelhar, nossos índices não estariam tão altos assim é como a segregação oculta no Brasil não tivesse menos que 15 anos que terminou, falo assim porque fiz parte dela e não só eu mas todos os que tentaram durante a vida trabalhos assim dito indiretamente " essa área não é para sua cor" .Ouvi isso muitas vezes antes da metade dos anos oitenta ao procurar emprego " . 
     Antes do governo lula no Brasil tínhamos uma guerra fria entre o branco e o negro no sentido social. Creio que ainda exista a intolerância de alguns em que negros participem de bons lugares a não ser que seja concursado (direito adquirido), caso contrário nem tentar, ao contrário tentar sim. Um belo exemplo podemos citar os departamentos políticos do Brasil, é muito difícil um negro brilhar, na televisão sempre inexistentes, engenharia, medicina, e muitos outros campos ficam a desejar. 
     Que espelho tem no Brasil que estimule o negro a pensar em não lutar contra o racismo? 
Se o negro não lutar por seu lugar ao sol, tenho a certeza que podemos continuar a sermos inexistentes a muitas culturas sociais em questões de decisões. Um último exemplo, quantas casas de negros existem em locais de áreas nobres? 
      Creio eu que se fizer um censo, talvez para cada 100 casas talvez nem uma, isso sem contar que se um mudar para tal bairro (isso no Brasil) até se adaptar ao mesmo será visto muitas como pode ser visto muitas vezes como ladrão, ou olhares pejorativos (racismo).
       O Brasil tem muito que fazer contra o racismo, não é o presente que pesa más, sim o que se enraízo com o tempo, são como a corrupção impregnada, coisas que se pode até duvidar se um dia isso vai acabar no nosso país.
Texto escrito em 2013

                                         ---------------Messias Albino ----------------